.

Beijinho diet (Receita da minha festa)

|

Ingredientes para Receita de Beijinho caseiro

  • 1 coco grande natural
  • 2 latas de leite condensado diet
  • 3 colheres de manteiga
  • Cravos-da-índia
  • Coco ralato

Modo de fazer

Numa panela, adicione o leite condensado, o coco natural já ralado e a manteiga.Leve ao fogo brando e mexa sem parar até que apure por uns 15 minutos. Cuidado para não grudar e queimar.
Deixe esfriar, unte as mãos com manteiga e com a ajuda de uma colher separe pequenas quantidades, faça bolinhas e mergulhe no coco ralado. Coloque em forminhas e espete com o cravo, caso queira.

História do Beijinho
"Um grande número de doces confeccionados em conventos tinha nomes apelativos, de inspiração até erótica, que denunciavam a falta de vocação religiosa de boa parcela de irmãs.
Muitas delas foram enclausuradas pelos pais ou pelos maridos por mau comportamento; outras ocupavam as dependências religiosas por serem secundogênitas-segundas filhas. Por terem um dote menos consistente que as primogênitas, elas tinham dificuldade para arrumar um bom casamento.” (quê???) (Revista de História da Biblioteca Nacional/janeiro2011-pág39)
O beijinho é um docinho que nasceu num convento com o nome de “beijo de freira” e era confeccionado, originalmente, com amêndoas e calda de água com açúcar.
Após o século XVII, aqui no Nordeste, ao se trocar amêndoas por coco ralado e a calda de água com açúcar por calda de leite com açúcar, passou a se chamar de “beijo de coco”. Mais tarde, na segunda metade do século XX, com o “booom”  do leite condensado, o beijo de coco, ganhou um cravo-da-índia e passou a ser chamado de “beijinho”.
Como se vê, amigos, muitos doces,roscas,biscoitos e salgadinhos foram inventados dentro de um convento pelas meninas que sofreram a tortura da clausura, pelo simples fato de terem nascido mulheres…

Nenhum comentário:

Postar um comentário