.

Niver do meu blog e Almoço entre DMs 1

|
Bom antes do mês acabar deixa comemorar o Aniversário de 1 Ano do Meu Blog.

                                
Fazem 12 meses que aqui resolvi contar um pouco da minha vida como diabética. Aqui também divulgo eventos e as novidades sobre o tema. Grande parte das publicações devo também aos colegas diabéticos que compartilham as informações.
Como todos sabem há 05 anos sou diabética tipo I. Não tive dificuldades para descobrir que tipo eu era, pois logo a médica pediu o exame de Peptídeo C (exame que auxilia na classificação de diabetes mellitus e mostra a reserva de insulina endógena (produzida pelo próprio organismo) que temos no corpo) e foi certeiro eu era tipo 1 mesmo. Não levou nem uma semana para eu descobrir que tipo eu era.
 No decorrer desta caminhada muitas coisas aconteceram.
Depois do diagnóstico passei a usar as insulinas NPH e Regular com seringa de 12 mm, foram uns dois anos e meio anos mudando dosagens até eu começar a usar a Lantus e Humalog e passar a utilizar a seringa de 8mm (por que a de 12mm estava acabando comigo). Não me dei bem com a Lantus tive sensibilidade á ela, doía quando aplicava, queimava e ficava vermelho o local da aplicação. Assim mudei para a Levemir e permaneci utilizando a Humalog. Hoje uso para aplicação destes medicamentos caneta e seringa,além de tomar Glifage.
Estou agora tentando ganhar o processo da bomba para melhorar meus índices glicêmicos.
A vida como diabética exigiu de mim mais disciplina e cuidado. Horário para comer e pensar bem no que comer. Não que isso me prive das coisas, mais até onde certos alimentos podem ser ingeridos diante do resultado da minha glicemia.
Nós diabéticos podemos provar o brigadeiro da festa, comer uma boa sobremesa e a macarronada de domingo da “nona”, só que tudo com muita disciplina.
Mais difícil do que nos “doutrinarmos” é “agüentar “ as pessoas que nos rodeiam, sempre tem alguém para comentar sobre o que estamos comendo e as quantidades, isso me dá uma irritação que por vezes perco até a fome.

 No Congresso da ADJ/2012, almoçamos eu (DM1), Nicole (mãe da Vivi – utiliza bomba de insulina), Vivi(DM1), Luiz (pai da Ana Clara), Ana Clara(DM1) e Luana (DM1). Antes de comermos medimos a glicemia, aplicamos nossa insulina, eu e a Ana Clara utilizamos a caneta, Vivi usou a bomba e a Luana se eu não me engano não precisou tomar ( ela ainda não utiliza a ultra rápida para as refeições) . Parecia um sonho, ninguém na mesa para te questionar quanto ao valor da glicemia e o por que deste ritual. Nos medicamos sem ninguém para chorar nossa situação... Um verdadeiro sonho!
Após o almoço agradável, regado de diálogos. Ana Clara e Vivi puderam escolher uma sobremesa. Olha que chique! Sem ninguém para falar: Doces para estas crianças diabéticas?
Eu e a Luana preferimos nos abster dos doces por uma questão de peso...
Depois do almoço a Luana me disse:
- Que bom almoçar com pessoas que nos entendem! Comi tão bem.
Sabe que eu em cinco anos de diabética tive poucos almoços assim.
Quebrar o paradigma de que diabético tem cara de arroz integral e que leva uma vida nada doce, será uma longa caminhada.
Pena que eu não fotografei este almoço!!!

6 comentários:

  1. POis é, menina... não tinha visto por esse lado.
    Foi realmente tudo muto tranquilo, natural pra todos nós!!!

    Uma delícia. Vamos fazer mais vezes!

    Beijos e parabéns pelo primeiro ano de blog!

    ResponderExcluir
  2. Essa tal de Beta tb é tia da minha filha de 6 anos, desde dz/11. A endo que nos acompanha disse que é muito cedo para se falar em quant. glicêmica e afins. minha filha possui restrições alimentares, claro, mas nada de contagem, quantidade, etc. Usamos 12u da lantus pela manhã, a regular qd passa de 200mg/dl, faço o teste glic. 2 ou 3 vezes ao dia...e só. o que vc acha desse procedimento? Por favor fale-me dessa bomba? onde encontro? E preço? Obrigada. rosangelafnt@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse almoço neh Kath!!!!

    Parabéns pelo 1 ano do blog!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Kath vc conhece esse blog?
    Acho que vai gostar anote o endereço:

    http://museudadiabetes.blogspot.com.br/

    Beijo gde!

    ResponderExcluir
  5. Olá Kath.

    Também tenho diabetes (DM2) há cinco anos. só quem tem diabetes, ou tem um filho diabético, pode entender perfeitamente o que você está dizendo. muitas vezes somos mal entendidos pelos outros. mas o importante é ter um bom controle (alimentação adequada, exercícios e medicação certa) e seguir em frente, pois a vida continua e vale a pena viver bem.

    Paulo Alves
    Juazeiro do Norte-Ce

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo níver do blog!!! Bj!

    ResponderExcluir