.

Primeira Consulta á nutricionista e á endocrino

|
Como eu já disse no post anterior: Estou mega, ultra, bombasticamente enjoada.

Os dias parecem que não passam para mim, uns dizem que será até o 4º mês, outros falam que poderá durar 9 meses. Eu oro pra que acabe o quanto antes.

Minhas madrugadas estão sendo quase que em claro, por que neste horário tenho sentido mais enjoos e uma espécie de azia, além das hipos que ando tendo. Tenho sentido "nojo" de comida, principalmente no almoço e jantar. Para comer tenho tomado religiosamente Dramin B6, antes do café, almoço e jantar, por que caso ao contrário não consigo comer. Emagreci 1,5 kg. Depois disso tudo estou com constupação intestinal.

Depois desta saga toda, chegou o dia de ir á endocrino e nutricionista, por que até então estávamos nos falando apenas por telefone.

Contei para as duas profissionais como tem sido os meus últimos dias. Compartilho com vocês as alterações que as mesmas fizeram e as dicas que me passaram.

NUTRICIONISTA


Metas: A chave do sucesso é a automonitorização que deve ser feita antes e depois de cada refeição, antes de dormir e ocasionalmente entre as 2 e 4 da manhã ( tenho feito por conta das hipos).

  • 150 minutos semanais de caminhada. Nunca em jejum!
  • Mantenha o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2L de líquidos por dia ( 1 a 1,5L  de água).
  • Ganho de peso: 1º Trimestre no máximo 1,6 kg;
  • Adoçante preferir o sucralose (Línea).
Melhorar o consumo de cálcio

Dicas:
- Leite Desnatado (200 ml): Batavo, Frimesa, Molico Cálcio Plus, Total Cálcio ou Actifibras (por terem um maior índice de cálcio;
- Iogurte Light (200 ml): Molico Total Cálcio, Fazenda Bela Vista e Densia;
-Queijo Minas Frescal Magro (porção de 30g - 1 fatia de 1cm) : Danúbio Light, Danúbio zero e Fazenda Bela Vista.


Para função intestinal: HIDRATAÇÃO!
Constipação Intestinal - Ocorre em 40% das grávidas - Prevalência: 1º Trimestre 26%; 2º Trimestre 16% ; 3º Trimestre  e três primeiros meses após o parto 24%. As causas podem ser: Alterações mecânicas (útero volumoso) e hormonais ( relaxamento muscular intestinal).

  • Beber de 1 a 1,5L de água por dia;
  • Misturar em frutas, laticínios magros ou na preparação que goste: 1 colher de sopa de semente de linhaça (triturar em casa por vez e, se sobrar, conservar em geladeira, dentro de um recipiente opaco) e/ou aveia em flocos. Se prefirir: aveia+ linhaça.
  • Optar pelos cereais integrais, frutas e um bom prato de salado no almoço.
  • No jantar consumir 01 frasco de leite fermentado ou Activia light.

Náusea e vômitos
Ação de hormônios gestacionais (aumento dos níveis)
  • Realizar refeições pequenas e frequentes.
  • Alimentos com baixo teor de gordura e açúcar, mais secos e frios . Preferir torradas aos pães moles, saladas cruas. Evitar líquidos durante as refeições e o volume alimentar excessivo/refeição.

Dica: 15g por dia de gengibre cru ou 40g dele cozido. O ideal é mastigá-lo cru em pequenas quantidades.
Efeito antiemético e antinauseante em gestantes.

Pirose ( sintoma de azia ou queimação)
Comum em metade das gestantes principalmente por volta do 2º trimestre, intensificando no 3º trimestre (útero maior).

Evitar: condimentos, molhos picantes,enlatados, alimentos gordurosos, doces,cremes,chocolates, frutas ou sucos cítricos, café, chá e alcool. Estresse e ansiedade=  agravantes.
Fracionamento das refeições (dividí-la em pequenos porções e comê-la a cada 2 hrs aproximadamente). Mastigar bem os alimentos e não deitar assim que comer.

Correção da Hipoglicemia
Entre 50 mg e 70mg/dl - Corrigir com 15g de carboidratos, ou seja, 1 colher de mel ou 1 colher de açúcar.

Abaixo de 50mg/dl - Corrigir com 30g de carboidratos.

Espera 10 minutos e medir a glicemia novamente. Ainda em hipo repetir a operação novamente.

Após a correção se estiver longe da próxima refeição consumir os alimentos abaixo:
-1 barra de ceral;
3 bolachas de água e sal;
1/2 pão francês.

Minha meta de carboidrato por refeição está sendo elaborada pela nutricionista, semana que vem saberei daí eu posto.

ENDOCRINOLOGISTA

Ao me receber na porta ela brincou:
- Brigo com você ou te parabenizo?
Respondi:
-Parabeniza, vai!
Ela me abraçou e assim a consulta iniciou.
Obs: Ela brincou assim comigo, por que o certo seria eu estar mais "preparada"  para engravidar (dentro dos conformes), e ter planejado isso junto com ela.

Todos os meus exames estavam ótimos. A Hemoglobina Glicada ainda está altinha mais no meu histórico nunca esteve tão baixa: : 7,8 % Hb Total

Fiz trocentos exames típicos de mulher grávida. Não vou enumerá-los por que deram 10 páginas.

Preencheu meu relatório do Posto de Saúde solicitando mais fitas reagentes.

Antes do almoço as glicemias apresentaram-se mais altas, e nas madrugas mais baixas,fizemos algumas alterações.

Levemir 40u antes do café e 15u ás 22h.
Humalog 1u para cada 12g de CHO antes do café e 1u para cada 15g antes do almoço e jantar. Fazer correção a partir de 120mg/dl - 1u para cada 40 mg/dl.

Diminuiu demais as doses de insulina!!!
Levemir antes: 60u antes do café e 35u ás 22h.
Humalog antes: 1u para cada 5g de CHO antes do café ,almoço e jantar. Fazer correção a partir de 120mg/dl - 1u para cada 30 mg/dl.

Talvez agora o meu blog ganhe uma cara mais maternal. É proposital! Quero  dividir com vocês este momento e poder dar dicas, gerar discussões para enriquecer o tema: Gravidez em Diabéticas Tipo 1.

Abraços e Até a Próxima!

2 comentários:

  1. Aretha Mergulhão24 de abril de 2012 22:13

    Kath,
    Parabéns pela gravidez! Tudo de bom pra vc e para o bebê nessa fase tão especial.
    Vou aguardar os posts com todas as histórias. :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Podexá Aretha! Vcs vão enjoar de ler meu blog.bjus

    ResponderExcluir