.

Tubaína Zero

|
Quem nunca experimentou uma "Tubaína"? São raras estas pessoas...

Eu passei minha infância toda tomando-as, trocava coca-cola pela "tubaína". Beber "tuba" para mim tem sabor de infância. Ainda me lembro que minha mãe colocava na boca da garrafa uma colherzinha, diz ela que era para não perder o gás.

 Daí com o passar dos anos ela saiu de moda, eu fiquei diabética e perdemos o contato... Passei a tomar coca zero.

Estes dias deu saudade da  "tuba", passei há uns dias atrás e vi no Pão de Açúcar, mais não comprei, mais foi bom saber onde encontrá-la, o valor era R$1,40.

Semana passada fui novamente ao Mercado e comprei a minha, coloquei no armário e esqueci, ontem de noite morrendo de sono lembrei dela, fui lá e tomei um belo copo, foi a primeira vez que tomei "tuba" zero. Pra falar a verdade não curti o sabor dela zero, mais valeu a experiência.

O sono não me venceu, tomei minha "tuba"

Linda a embalagem.


Como eu gosto de história fui pesquisar sobre ela, olha o que Wikipédia diz:


Tubaína é um termo brasileiro que designa refrigerantes comercializados por pequenas empresas, de circulação restrita a uma região e/ou de custo barato. Principalmente por este último fator, muitas destas bebidas têm apelo popular sem que as empresas fabricantes tenham, para isso, lançado mão de táticas de marketing e publicidade para ganhar novos consumidores.
As tubaínas chegaram à classe média brasileira embaladas pela estagnação do poder aquisitivo. A estagnação do poder aquisitivo forçou parte deste segmento da sociedade a modificar hábitos de consumo e experimentar novas marcas, mais baratas.
As marcas líderes em vendas ainda continuam com sua fatia no mercado, mas o crescimento da participação de refrigerantes de pequenas fábricas chega a incomodá-las, pois muitas destas modestas fábricas estão se modernizando e tendo acesso a formas de industrialização e embalagem similares, como uso da garrafa PET.


Na verdade o nome é  Itubaína, mais eu cresci ouvindo tubaína, Wikipédia ainda diz :

" A Itubaína é o refrigerante tem sabor de tutti-frutti, e sua primeira versão foi distribuída em embalagens de vidro 600ml no interior de São Paulo. O nome é uma homenagem a cidade de Itu, sede da primeira planta industrial da empresa e Tubaína é sinônimo da categoria de refrigerantes sabor tutti-frutti, desde então.
Atualmente o produto é encontrado em bares e restaurantes na tradicional embalagem de vidro marrom de 600 ml, e em supermercados em embalagem PET de 1 e 2 litros, ambos nos sabores tutti-frutti e maçã.
Em 2008 para comemorar os 54 anos do produto, foi lançado a versão long neck de vidro transparente 355 ml nas versões tradicional e zero açúcar, com rótulos colecionáveis que destacam objetos que marcaram a década de seu lançamento.

Nas minhas pesquisas sobre a "tubaína" descobri este site e amei, espero que gostem: http://www.itubainaradioretro.com.br/

Bjus.




3 comentários:

  1. Hummm eu adorooo itubaína e os meninos tb!!
    Vou procurar aqui pra comprar pro João!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Kath!
    Tubaína me lembra infância!Já tomei muito...Não conhecia a versão zero!Acho que por aqui será meio difícil de encontrar!Fiquei com vontade rsrsrs
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade prefiro a tuba comum do que a diet...

    ResponderExcluir