.

Para encorajar quem é diabética e quer ser mamãe

|

Nova Zelândia é o lar dos mais longos sobreviventes mundiais de diabetes tipo 1. Com oitenta e quatro anos de idade, Winsome Johnston desafiou as probabilidades em diversas maneiras.
Ms Johnston sempre tem um monte de gente para comprar presentes durante o Natal – em torno de quatro gerações, na verdade. Mas nada disso era para acontecer.
“Os médicos me disseram, e me lembro bem, que minha vida não duraria muito tempo”, diz ela.
Sra. Johnston foi diagnosticada com diabetes tipo 1 quando tinha apenas seis anos. Sua irmã também teve isso, mas morreu aos 16 anos de idade.
Agora, aos 84 anos, a Sra. Johnston é o mais longévoa pessoa a sobreviver com diabetes tipo 1 no mundo. Ela tem isso por 78 anos.
“Naqueles dias eu estava determinada a fazer o que eu queria fazer, e o pouco conhecimento que tinha sobre a doença me ajudou.”
Ela foi informada de que nunca teria filhos. Mas teve quatro, incluindo gêmeos. E agora ela tem oito netos, sete bisnetos e mais outro a caminho.
Rab Burton também tem diabetes tipo 1 e é enfermeiro sobre diabetes da Sra. Johnston. Ela é o seu paciente número um, sem nunca ter perdido um compromisso em oito anos. 
“Eu aprendi muito com ela”, diz ele. “E todos os dias eu conto a sua história para as pessoas.”
Burton diz que a chave para a saúde notável da Sra. Johnston é bastante simples: disciplina. Ele diz que a maior dificuldade dos diabéticos é manter a tarefa incansável de monitorar todas as coisas que eles comem.
Ele diz que nunca conheceu alguém tão rigorosa e determinada como a Sra. Johnston.
“Ela seguiu o que dizia o manual. Eu acho que este é o segredo. “
Existem dois tipos principais de diabetes. O tipo 2 atinge proporções epidêmicas aqui na Nova Zelândia. Este tipo muitas vezes é causado por má alimentação ou obesidade.
Mas ninguém sabe o que faz surgir o tipo 1, que é o que a Sra. Johnston tem. E isso está em ascensão também.
O jovem Aaliyah desenvolveu diabetes tipo 1 quando tinha apenas três anos de idade, que significou um choque para sua mãe, Serena Underwood.
“Não monitorar o diabetes pode encurtar a sua vida”, diz a Sra. Underwood. “Então, isso é algo que devemos estar atentos e nos preocupar se os níveis de açúcar no sangue (de Aaliyah) estiver muito alto ou muito baixo. Há muitas complicações que podem vir a partir daí. “
Ms Underwood diz que o diabetes tipo 1 é possível gerenciar, mas pode parecer impossível às vezes. Então ela foi aconselhar-se com a mulher que sabe melhor do que ninguém sobre o que é viver com a diabetes – Sra. Johnston.
A sobrevivente recordista deu ao jovem Aaliyah uma dica simples ou duas sobre como conviver com o diabetes.
“Basta você se lembrar de fazer todas as coisas certas e não comer as coisas erradas”, diz a Sra. Johnston. “Mas eu sei que às vezes é difícil se você for à festas, não é? Acredito que se você disser a pessoa que está organizando que há certas coisas de que você não pode comer, então tudo poderá  torna-se muito mais fácil. “
Sra. Johnston gostaria que sua história trouxessem esperanças à crianças como Aaliyah, que estão entre os 220.000 neozelandeses que vivem com diabetes.

2 comentários:

  1. Oi Kath,
    Li este post como se ele fosse feito para mim. Que história legal e exemplar. Podemos viver, podemos gerar.
    bjs

    Gilsiane (BH)

    ResponderExcluir
  2. Verdade, são histórias como esta q nos anima.bj

    ResponderExcluir