.

Como solicitar bomba de insulina e insulinas em São Paulo?

|
Olá Pessoal!

Em São Paulo algumas coisas mudaram no que tange ao processo administrativo (sem advogado, apenas formulário) de insulinas de alto custo e bomba de insulina. Por isso resolvi fazer este post para explicar o que fiz. Lembrando que você que não é do Estado de São Paulo, deve procurar estas informações junto á Secretaria de Saúde de seu Estado ou Município, pois alguns deles fornecem estes medicamentos e aparelho de outra forma.


Vale salientar que independente de ser bomba de insulina ou insulina de alto custo seu processo será renovado a cada semestre ou a cada dois anos os critérios estão mudando(o meu será assim ,bienal). Da mesma maneira que você der entrada no seu processo, fará pra renovar seu processo (formulários, documentos e entrega de endereços).


O indicado é renovar antes da data de vencimento para não correr os risco de ficar sem seus medicamentos ou insumos. 


O formulário que encontra-se neste link serve para insulinas e bomba, deve ser preenchido por seu médico, anexado aos demais documentos solicitados na primeira página e entregues na Rua Conselheiro Crispiniano,20 - á 2 minutos do Metrô Anhangabaú (linha vermelha do metrô). O local de retirada dos medicamentos e insumos é na Rua dos Italianos - Bom Retiro-Unidade Tente Pena-Próximo a Estação da Luz.


http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/comissao-farmacologia/form_para_av_solicitacao_med_preench_manual_15_10_13.pdf

No caso da bomba, siga estes passos:

-  Um test drive deve ser feito antes, ou seja, com uma receita médica em mãos te indicando este tratamento (bomba de insulina), você liga para o 0800 dos Laboratórios Roche ou Medtronic (fica á seu critério), e solicita o test drive da bomba de insulina (costuma ser de um mês) que pode ou não ser pago,depende do laboratório. Os médicos costumam te indicar um tipo de marca, cada uma terá sua peculiaridade, converse com sua equipe médica ou pessoas que já usem este tipo de equipamento. No link Bomba de insulian desse blog há postagens falando da minha experiência com a Medtronic, agora estou com a Bomba da Roche, logo farei posts falando sobre minha experiência com ela.


Medtronic:
0800 773 9200 ou (11) 2182-9200 

Roche:
Central de Relacionamento Accu-Chek Responde - 0800 77 20 126

-Segue os critérios que a empresa for te falando (entrega, relatórios e afins);


-Faça o test drive com o acompanhamento de uma endocrinologista e nutricionista, além do suporte dos Laboratórios,


-Comprovada a eficácia do tratamento (quem avalia isto é seu médico), você deve baixar este formulário (do link acima), pedir para que o mesmo preencha e levá-lo no endereço indicado no segundo parágrafo (Rua Conselheiro Crispiniano);


-Depois deste procedimento aguardar 45 dias ou um pouquinho mais,  um telegrama marcando uma perícia no Hospital das Clínicas- Setor de Endocrinologia, vá no local, dia e horário combinado, faça uma entrevista com a equipe médica do local, levando seus documentos,exames e planilha de dextros, no caso de menor de idade o responsável deve comparecer.Após este processo,deve-se aguardar um telegrama deferindo ou indeferindo seu processo. Se você conseguir a bomba, o telegrama te comunicará e pedirá pra que você aguarde novo contato para retirá-la. Caso não consiga ,no telegrama constará que o processo foi indeferido e você poderá entrar com processo judicial. 


-Processo Judicial, procurar um advogado com prática neste tipo de processo e seguir orientações do mesmo. Costuma custar a partir de 2 mil reais.

Boa Sorte!




12 comentários:

  1. Olá, meu nome é Sheila, tenho 34 anos e desde os 19 tenho DM tipo 1. Há 7 anos fazia uso de insulina Lantus e Novorapid, recebia meus medicamentos e insumos através de uma solicitação feita pela defensoria pública, tudo ia + ou - bem, as vezes eles atrasavam as entregas mais eu conseguia me virar... Foi quando em julho do ano passado a Prefeitura de Osasco - SP, cidade onde moro informou que por falta de verbas para a saúde eles deixariam de me fornecer as insulinas, agulhas e o remédio que uso para controlar a pressão que também é de alto custo e simplesmente fiquei sem chão...Precisava da minha medicação e não iria receber mais... Foi quando minha médica me informou que deveria preencher esse formulário que vc mencionou acima e encaminhar para esse mesmo endereço e aguardar o resultado... Para minha surpresa, recebi quase 3 meses depois o telegrama me negando a solicitação, informando que a médica responsável deveria prescrever insulinas oferecidas pelo SUS, no caso a NPH... Extremamente frustrada passei a fazer o tratamento com a NPH e como eu imaginava, minha glicemia descompensou demais, vários episódios de hipoglicemia de madrugada, enfim, 7 anos de controle foram jogados fora, pois os 7 anos iniciais eu me tratava com insulina NPH e o tratamento foi substituído pela Lantus justamente pelo bom resultado que obtive...Infelizmente me senti muito mal com a situação, vendo meus direitos indo por água abaixo e dependendo do SUS que nos oferece serviços e má qualidade... Só mais um desabafo... No posto de saúde eles me fornecem 30 seringas de insulina por mês... Detalhe... Faço em média 5 aplicações diárias, isso significa que daria apenas para 6 dias as seringas fornecidas... Sabe o que a funcionária da farmácia do posto de saúde me responde??? Reutiliza as seringas... Isso de destrói por dentro... Reutiliza porque não é ela que se fura com uma agulha rustica, fica cheia de hematomas e tudo mais... Peço desculpas pelo desabafo neste blog, mais é que não aguento mais tanto descaso... Enquanto isso, vamos vivendo como dá, até quando Deus quiser... Fiquem todos com Deus e obrigado pelo espaço para poder desabafar... SHEILA CRISTINA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila sinto muito por você, sou diabética a 12 anos e " Nunca" solicitei medicação ao estado, sempre sustentei minha doença, me encontro desempregada e entrei com o pedido que também foi negado.
      Me senti tudo menos cidadã que paga seus impostos em dia, estou usando meus recursos para comprar a Lantus mas infelizmente esse mês vou ter que usar a NPH e tb estou morrendo de medo pois minha maior preocupação é as crises de Hipoglicemia, só quem vive essa humilhação de implorar medicação sabe o que passamos, Brasil país der 3º Mundo sempre será.

      Excluir
    2. Sheila, não desista não, sou diabetico e recebo do estado os medicamentos e a Lantus tambem, é lei e o estado fornece sim, procure um advogado e entre com o processo e o juiz obrigará o diretor do centro de saude te fornecer gratuitamente,.......Tudo de bom pra voçe..

      Excluir
  2. O sus negou minha insulina duas vezes. Eles fazem de tudo para não darem o medicamento!É um absurdo!
    Tive que entrar com uma ação contra eles. Agora estou recebendo gratuitamente a Lantus e humalog todo mês.
    José Carlos
    jcmedeiros72@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Kath, boa tarde....Gostaria de saber se vc tem algum advogado para indicação para aquisição de bomba de insulina.

    Att,
    Jeniffer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer , procura a ADJ que eles te indicam o advogado, se vc for de sp é só ligar lá 0800100627
      Andrea

      Excluir
  4. Jennifer , procura a ADJ que eles te indicam o advogado, se vc for de sp é só ligar lá 0800100627
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADJ não precisa pagar pra ter advogado?

      Excluir
  5. Vou tentar pois meu filho de 18 anos está com neuropatia diabética e acredito que essa bomba vai poder ajudá-lo e muito. Quais os documentos devo levar junto com o formulário?

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente apresentamos a Deus as nossas causas porque sem Ele a frente de tudo nada teria dado certo. E temos que correr atrás. Consegui mediante processo contra o Estado e o Município a Bomba de insulina da Medtronic , o sensor , a insulina e os insumos através de um amigo advogado onde a minha petição foi seu primeiro processo a respeito da DM tipo 1, foi feito um relatório médico explicando todo tipo de tratamento feito e insulinas usadas junto as dietas cumpridas corretamente e nada controlava a DM causando hipos graves como desmaios e convulsões enfim, explicando todos os riscos de uma diabetes descompensada inclusive risco de morte e estou imensamente feliz, foi assinado pelo juiz a liminar onde teria que imediatamente ser atendido a nossa necessidade. O advogado nesse caso tem que ser bom e tem que ter nome, honesto e interessado. Eu indico esse meu amigo que tem um coração enorme, uma pessoa muito boa e a intenção é ajudar as outras pessoas. Viver hoje que com essa bombinha é como se não tivesse diabetes. Sem complicações, sem descompensação, sem se sentir mau indisposta com moleza, onde corremos riscos de afetar outros órgãos, vale cada centavo pago ao advogado no qual pelo trabalho que ele teve, não cobrou absurdos como outros que consultei.
    Se interessar mães, pais e diabéticos da Cidade de Guarulhos posso indica-lo com todo prazer. Ter boa qualidade de vida é essencial para nossa sobrevivência.
    Temos o direito de viver com boa saúde mesmo não tendo condições de arcar com as despesas do nosso tratamento. Para isso pagamos nossos impostos. Se alguém interessar Meu cel.11984196383

    ResponderExcluir
  7. Não Precisa de advogado pra entrar com processo em São Paulo com o protocolo que o Estado indeferiu minhas insulinas de alto custo e consegui diretamente no forum sem interferencia de advogado...ja tem 5 anos que pego gratuitamento insulina de alto custo sem burocracia.

    abraços,

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia. Preciso do formulario e não consigo achar. os links que tenho não tem mais o formulario.
    se alguem tiver e poder me mandar.
    catia.if42@gmail.com
    Obrigada

    Catia Ferreira

    ResponderExcluir