.

Corticóide arrasando com a dignidade das minhas glicemias...

|
22/06/2013

No post passado lhes falei sobre minha última consulta com a obstetra e com o oftalmo (fundo de olho), na segunda-feira dia 17/06/2013.

Segue o resultado da última ultrassom, consulta com a endocrino e como reagi tomando a injeção de corticóide sendo diabética tipo 1.


Ultrassom 19/06/2013 ás 7h00
Resultados:

·                     ·         Índice de Líquido Amniótico (ILA) 24,0cm, normal 8 a 18 cm
·                     ·         Placenta grau I
·                     ·         Estatura estimada: 45cm
·                     ·         Peso 3.041kg
·                     ·         Percentil Maior que 97% (10% a 90 %)

O médico que fiz o exame é o mesmo de sempre da FMUSP, um ótimo especialista e bem dinâmico, sempre conversamos sobre os resultados dos exames. Ele disse que não entende como eu com ótimos dextros posso ter aumentado tanto o percentil do bebê e ILA e me perguntou:

- Você se sente bem?

Respondi:

-Sim!

- Se você se sente bem, o bebê se mexe dentro dos conformes não há o que te dizer, o ideal era estar dentro do esperado, mas se não foi o que ocorreu faz parte... Realmente não entendo...

-Dr. O que a obstetra acha que pode ser reflexo dos primeiros trimestres onde os dextros não eram tão ruins porém oscilaram um pouco...

-Pode até ser, mais não me convence... Mas como eu te disse, você tá bem e o bebê também...Não se assuste e continuem se cuidando, tem coisas q são assim mesmo...

Este médico é um amor, quando o exame estava sendo finalizando, este me diz:
-Finalizamos, aguardem o resultado q já te entrego.

- E a foto 4D Doutor?

-Pelo amor hem Kath! Eu aqui me desfazendo em explicações, pq vc é super curiosa... E vc preocupada com o 4D?

-Sim, Dr.! Quero ver a carinha do meu filho...

-Vamos lá então vê-lo.

- Doutror, Como ele cresceu ! Olha a carinha de invocado e bláá... Meu Deus! O q eu mais temia aconteceu...kkkkk

-O que Kath?

-Ele tem o testão!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O médico sorri e diz:

-Filho de quem né Kath? Olha a sua...kkkkkk


Endocrino 19/06/2013 ás 9h30

Falei para obstetra tudo que conversei com a obstetra, ela concordou com a dosagem do Puran T4 50mg, permitiu com que eu tomasse o Celestone Soluspan e pediu para que eu me monitorasse bem, pois este medicamento faria minha glicemia bombar, pediu para que enviasse minha planilha de dextro para ela no final de semana.

Ela concorda que diabéticas tomem corticóide para ajudar no amadurecimento dos pulmões do bebê, desde que a obstetra que acompanha a gestante dê o aval. A idade gestacional ela me disse quem determina é a obstetra tendo em vista os resultados dos exames do bebê e estado físico da mãe, o papel dela é cuidar das glicemias.

Ainda receitou: Glifage XR 500mg- 2 cápsulas no jantar . Para auxiliar na absorção de insulina neste período em que eu for tomar o Celestone Soluspan.

Disse-me que mediante os resultados mexeríamos na basal.

Pediu os seguintes exames: Glicemia, frutosamina,Hemoglobina Glicada TSH e T4.

Mudança nas basais (mediante os dextros da semana passada):

0h- 0.9                 
4h- 0.9
7h- 1.3
10h-1.4
13h - 1.3
16h- 1.7
19h -  1.4

1h-0.8
5h – 1.1
8h – 1.2
11 h- 1.5
14h -1.3
17h -1.2
20h - 1.1

3h -0.9
6h -1.2
9h – 1.4
12h – 1.4
15h - 1.8
18h-  1.4
22h – 0.9

                                                 Contagem de CHO:
Café:                5                         Lanche:             8                        Almoço:         10

                                                  Contagem de CHO:    
Lanche:                 8                    Jantar:                  10                    Ceia:12


Aplicação do Corticóde

Fazendo 12 medições diárias.

1ª Dose Dia 21/06 ás 13h10 (Sexta- Feira)
 Eu senti arder bastante e deu um certo desconforto, aguentei.

Glicemia Mínima após aplicação 81 mg/dl máxima 184 mg/dl

 2ª Dose Dia 22/06 ás 13h10 (Sábado)

Hj a injeção de corticóide doeu + do q ontem, só ñ chorei por vergonha do farmacêutico...

Glicemia Mínima após aplicação 125 mg/dl máxima 328 mg/dl.

Estou tomando muita insulina corrigindo as hipers e tomando muita água, sinto minha vista embaçando.

Mandei um e-mail para a endocrino e até agora a mesma não o respondeu, acho que terei que mexer no valor das basais ao invés de só corrigir as hiperglicemias.

Minha cabeça tem doido muito, muito mesmo de verdade, parece que meus miolos vão cair, me sinto indisposta e percebo que o Davi tem mexido menos desde a aplicação do corticóide (juro que não é psicológico). Um leve inchaço tomou conta do meu pé.

Anotei todos os sintomas com dias e horários, além de ter tirado algumas fotos para mostrar para as médicas. Dia 24/06 terei obstetra e dia 26/06 endocrino, vamos ver o que elas dirão, daí eu posto aqui.

No aguardo do e-mail da endocrino.





2 comentários:

  1. Kath, que de tudo certo com vc e com o Davi!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kath! Tudo bem com vc e Davi?! Espero que sim, como sempre ;) Entao, tenho acompanhado seu blog há tempos, antes mesmo de engravidar - mas já tentando - tenho DM1 desde os 9 anos de idade, agora tenho 31 e estou na oitava semana de gestação. Como vc pode imaginar to muito feliz e com muito medo de tudo.

    Kath, como vc imagina que esse aumento do porcentil pode ter sido consequencia do 1 trimestre da sua gestação - mesmo o medico dizendo que nao - gostaria de saber como foi teu controle no 1 trimestre, já que nao achei por aqui. Vc teve bastante hiper no 1 trimestre? De quanto?! Acima de 160, de 200? Mas de duas vezes por semana, diariamente?!

    Deculpe pela quantidade de perguntas, mas imagino que vc me entenda, né?" rsrs! Como vc nao esta postando tal habitualmente, se possivel, me avise quando vc me responder, ou se quiser falar qualquer coisa, meu mail e: fatimafeijoo@hotmail.com

    Muito obriagada!
    Beijos e muita saude no seu lar.
    Fátima

    ResponderExcluir