.

Diabetes não revelado...

|
Estou lendo seu blog e estou adorando. É muito bom ver a experiência de outra mulher como eu. Vou contar um pouquinho da minha historia.  

Fazem três anos que descobri que tinha hipertensão e comecei a tratar com o cardiologista. 

Foi ele que me pediu todos os exames necessários para que eu pudesse começar a tentar a engravidar (há quase um ano).

O resultado da glicemia deu um pouco alterado, 192 em jejum. Ele me pediu outro para confirmação... Fiquei com receio do resultado, por isso nem apareci durante uns dois meses no consultório.

Eu diabética? Não poderia ser! Não queria ter diabetes...Achei que eu não deveria fazer mais exames... Mesmo por que estava cômodo pra mim, comia que nem louca, pizza, lanche, refri, etc. e não engordava...  Quem não quer comer e não engordar não é mesmo?

No começo até era bom, porém quando minha ficha caiu eu já tinha eliminado mais de 40 kilos (pesava 103)!

Meu marido brigou comigo, afinal eu tenho um filho de sete anos e não me cuidava... O que seria de mim? Dele? De nós?

Cai na real e procurei um especialista. Expliquei pra ela que queria muito engravidar novamente. A mesma me explicou como funciona quando uma diabética engravida, sobre insulina e que eu era Diabética Tipo 1. Sai de lá bem mais tranqüila. Na mesma semana larguei a medicação oral e comecei com a insulina, no dia 12 de março de 2013.

Neste período já estava há quase dois meses sem o anticoncepcional também.

Em abril não menstruei, no dia 30 desse mesmo mês fiz um teste de farmácia, era véspera de feriado e para minha alegria o resultado foi positivo. Nesta época meus dextros sempre ficavam em torno de 350 á 400 mg/dl.

O meu objetivo maior tinha sido conquistado, consegui engravidar, agora viria um segundo passo: ter que me cuidar ainda mais e foi isso que passei a fazer. Como emagreci bastante, minha pressão normalizou. Meu cardiologista me pediu um retorno no dia 7 de agosto, dai em diante será consulta todo mês. Já minha endócrino está de licença maternidade, mas temos contato direto por e-mail. Já tenho consulta agendada com ela.
 
Uso insulina Regular e NPH, à noite e pela manhã. A regular só uso quando meço e está muito alta. Estou de 12 semanas de gravidez, muito ansiosa para saber o sexo, afinal já tenho um menino e a torcida por uma menina é grande!

Hoje minha vida é totalmente diferente, claro que às vezes dou uma fugida da rotina, afinal não é fácil ir a um aniversário e não comer nem sequer um brigadeiro! Mas muita coisa mudou, estou firme na dieta e evitando alimentos que sei que podem comprometer os resultados dos dextros. Antes comia uma lasanha grande sozinha, hoje me limito a um pedaço. 

Não tem sido fácil! Sempre fui gordinha e comia tudo o que queria... Fazer o que? A vida é assim ás vezes...

O Diabetes  veio pra ficar e eu não tenho como mandá-la embora, então preciso me adaptar pra viver melhor!!!

Não tenho coragem de contar pra ninguém (amigos e familiares) que tenho diabetes, pelo menos por enquanto só meu marido sabe. Não contei nem para meus pais...É dificil pra mim. 

Depois de ir na endocrino comecei a usar insulina e aprendi a viver com isso, tenho meus momentos de não aceitação, mais tenho consciência do quanto preciso conhecer o DM e me tratar...

Achei que devia mandar este e-mail, pois vc precisa saber o quanto ajuda as pessoas, tenho certeza que como eu muitas lêem seu blog e se sentem menos abandonadas neste momento.

Parabéns pela iniciativa.

Um grande abraço

Ana.

7 comentários:

  1. Boa Sorte Ana, que seu bebe venha com saúde e que você consiga seguir tudo direitinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, muito obrigado!!!

      Excluir
  2. Oi Kath, fiquei muito feliz quando vi meu depoimento!!! Obrigado!!! Ficou do jeito que eu imaginava!!! Parabéns pelo seu blog!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana.

    Desculpe-me a intromissão, mas o primeiro passo para o bom controle do diabetes é admitir que é portador. O segundo tão importante é não ter medo ou vergonha de dizer, principalmente aos parentes e amigos mais próximos, afinal ser diabético não é um defeito ético ou moral.
    Assim como você, eu também relutei em admitir que era diabético. Mas quando decidi aceitar a minha condição e lutar pelo controle, eu faço questão de dizer que sou diabético e o que faço para viver bem controlado. Isto tem servido de motivação para outros diabéticos como eu.
    Afinal, viver bem sendo diabético não tem segredo, basta ter uma alimentação equilibrada, exercício físico e medicação prescrita por um médico.
    Desejo a você muita força de vontade e excelente controle.
    Nunca desista de viver bem e cuidar da sua saúde.

    Um abraço
    Paulo Alves

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos! Muito bom saber das experiências do blog.Gostaria de perguntar se alguém sabe de uma diabética que tenha levado a gravidez com o uso de Lantus.
    Tenho 30 anos, diabetes tipo um há 20 e estou querendo engravidar. Há anos fazia uso da Lantus e meu controle sempre foi bom. Porém meu endocrinologista me convenceu a mudar para a nph, pois o protocolo DSM diz que a insulina Lantus não é afequada ainda para gravidez. Só que assim que mudei pra Nph meu controle tem sido difícil e eu tenho pensado em retornar à Lantus e "desobedecer" os protocolos DSM. Meu médico diz que acredita que não haja problemas de gravidez com Lantus, porém como ainda não existem estudos de controle que sejam conclusivos, ele acha melhor seguir a indicação.
    O que acham?
    As . Daniele

    O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DANIELE, VÁ NO LINK MÃES DIABÉTICAS E LÁ VC VERÁ VÁRIOS DEPOIMENTOS DE GRÁVIDAS Q USARAM LANTUS NA GESTAÇÃO. SEU MÉDICO TEM RAZÃO NÃO HÁ ESTUDOS COMPROVADOS DA LANTUS MAIS Ñ É CONTRA INDICADO SEU USO, ALGUMAS COLEGAS MINHAS VOLTARAM PRA NPH NA GRAVIDEZ,VAI DO MÉDICO E DA PACIENTE...BJ

      Excluir
  5. Oi Ana! Como vai a sua gestação? De quantas semanas estas?
    Tenho 31 anos e DMI desde os 9 anos. Tb estou grávida, mas somente de 5 semanas e em um controle rigoroso dos dextros. Minha ginecologista nao quer que passe de 120 pós refeições, até que to conseguindo, porém, com algumas hipos de leve, sem ser abaixo de 50 e sempre corrigindo.

    Uso LANTUS e ultra rápida, tb sei de outras mães que usaram e não tiveram problemas, claro que quem sabe são os médico, mas se nao consegues controlar com a NPH acho que o melhor é continuar com a LANTUS e ter um bom controle.

    Kath, já venho lendo seu blog há algumas semanas. Obrigada por compartilhar suas experiencias com a gente. To muito feliz pelo teu bb ter nascido cheio de saúde. Parabéns!

    Beijos,

    ResponderExcluir