.

Por que o colesterol aumenta na gestação

|
Esta postagem está atrasada, como disse há umas semanas atrás meu colesterol alterou na gestação deu uma pequena subida, a obstetra e endocrino disseram-me que era normal esta alteração, eu surtei, pedi auxílio para minha nutricionista já que não era o caso de entrarmos com medicamento a mesma me passou as dicas abaixo, divido-as com vocês.

"Durante a gestação é esperado que os níveis de colesterol aumentem entre 30 e 50%, pois a mulher precisa de uma reserva maior de energia para produzir o hormônio progesterona, alimentar o feto e depois se recuperar do esforço do trabalho de parto. 

Mas também não pode subir muito, então controle  a alimentação, dê preferência às receitas assadas, grelhadas ou cozidas em vez de fritas e tempere saladas com azeite de oliva extravirgem. 
         
 Evite:

-Alimentos gordurosos;
-Queijos amarelos, como mussarela, catupiry; 
-Embutidos, como salame, mortadela, presunto e outros;
-Gorduras trans;
-Fritura, deve ser tirada de sua dieta;
-Doces em geral,
-Manteiga, óleo;
-Ovos;
-Marisco.

A prática regular de atividade física também ajuda no aumento do HDL (colesterol bom)  e redução o LDL (colesterol ruim), mas precisa do aval do médico que está acompanhando a sua gestação. 

Escrevi estas recomendações só a titulo de informação dos alimentos que podem fazer subir o colesterol. Mas siga seu plano alimentar que está tudo certo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário