.

O meu melhor presente de aniversário

|
Olá! Me chamo Marina, formada em Técnico em Segurança do Trabalho , atualmente trabalho como costureira , que é o ramo que sempre gostei (comecei ao 12 anos com minha mãe) , tive outras profissões, mas como comprei minhas maquinas industriais, passei a prestar serviços e em breve estarei fazendo minha marca em moda intima.

Sou Diabética Tipo I desde 15/04/1998, tinha acabado de completar 10 anos quando recebemos o diagnóstico (meu aniversario é 28/03). Nessa epoca as coisas eram mais dificéis, lembro que minha medica Dra. Renata Teixeira (endocrinologista) foi quem deu minha primeira caneta de insulina da Novolin...


Moro do sudoeste mineiro e recordo-me da minha mãe indo a Ribeirão Preto-SP comprar os refis de insulina para a caneta que na época eram bem caros. Meus pais se esforçaram e trabalharam muito por mim, para que eu pudesse ter um bom plano de saude (Unimed) e toda vez que eu ia para Ribeirão com minha mãe, ela sempre comprava algo diferente balas, doces , chocolates (se hoje é caro imagina 16 anos e meio atras , rs ). Isso me ajudou muito no processo de aceitação do Diabetes... Eu era muito regrada , já sofri preconceito na escola por ser DM1 na 4ª serie , mas sempre fazia tudo certinho. Pra medir a glicemia íamos a farmácia, por que eu não tinha glicosímetro.


Já usei aquele medidor de glicemia que tinha que fazer xixi colocar uma fitinha dentro do vidrinho e esperar uns minutos, tirar para comparar a cor e ver quanto tava a glicemia. Usei também aquelas tirinhas que você tinha que furar o dedo e colocar nela e logo limpar para comparar as cores também , essas tirinhas minha mãe cortava em 3 para economizar. Se comparado aquela época as coisas estão bem mais fáceis hoje.


Minha relação com a DM quando eu era criança era boa, me cuidava direitinho , porém vivia no hospital internada com infecções e pneumonia, tinha uma sáude bem vulnerável. 


Na adolescencia quando perdi minha vó , me descontrolei totalmente , comecei a beber escondida e a fumar ( muita vergonha em dizer isso mais não posso esconder ) parei de fumar no dia em descobri minha gestação, naquele momento fiz a promessa de não fumar mais, graças a Deus estou sem essa porcaria.

Sou muito ansiosa e o cigarro me acalmava, comecei a fumar numa época de revolta e me arrependo amargamente por esse vicio , minha mãe fumava (parou há 2 anos), meu marido também fumou ( parou há 3 anos) e eu continuei . Da adolescência para fase adulta, não fui mais uma DM "certinha" as vezes me cuidava , as vezes não , minha glicada mais alta até hoje foi de 10,8 .


Quando eu tinha 16 anos cheguei a urinar sangue , tive uma infecção nos rins , minha proteinuria esteve alta durante um tempo quando engravidei tava 305 , mas com todo cuidado que estou tendo consegui abaixar para 190 , fazia tempos que não via tão baixa.


Comia sem limites, tomava insulina "direitinho" pra compensar e assim seguia minha vida, entrei em depressão e desenvolvi uma compulsão alimentar fora do normal, comia 1 caixa de chocolate ou um pote de leite condensado , sentava e comia para afogar as mágoas...Acho que cada um tem uma fase de revolta, e age de determinada forma, eu comia, porém nunca cheguei a obesidade.


Esses foram só uns detalhes , que lembrei agora , mas vamos falar da minha gestação. 


Depois de um turbulento casamento em 2006 , conheci o Dani meu atual companheiro em 2008 e iniciamos um relacionamento que dia 22/10/2014 completará 6 anos em sua totalidade.


O Dani assistiu meu primeiro parto que foi normal do Lucas em 2010 , infelizmente ele faleceu com 26 semanas, Deus o levou, sofri muito mas hoje falo e vejo que Lucas é meu anjo de verdade que olha por mim la de cima... 


Esse ano (2014) 2 dias antes de completar 26 anos suspeitei que estava gravida e fiz o exame de sangue, Deus havia me presenteado o resultado foi POSITIVO, confesso que desde que vi esse positivo minha intuição foi que meu filho era uma homenzinho , com 20 semanas fiz a ultrassom que confirmou ,era um garotão, que se chama Magno Ferreira de Menezes , já estou com 33 semanas .


Engravidei do Magno este ano (2014) com a glicada em 7.8% , e em dois meses de gestação ela foi para 6.5% muita coisa mudou com a gravidez,passei a ser outra pessoa, e hoje esta em 6,0%


Usava insulinas NPH e R há muito tempo , tinha muitos picos e frequentes hipos, para melhorar as glicemias o médico me receitou Lantus e Humalog, ainda tenho algumas oscilações, normal na vida de qualquer diabético,mas deram uma boa melhorada em meu controle.


Meu pré -natal foi caos , tive até que tomar medidas drásticas entrando com um processo contra o medico que começou meu pré natal, este simplesmente gritou comigo em uma das consultas, me chamou de gorda ( tinha engordado 5 kg em 16 semanas) , falou que o coração do meu bebê tava batendo, mais se eu continuasse engordando não o escutaria mais. 



Quando eu precisava dele, não dava pra contar, fazia tudo conforme o ordenado e ele só me menospreza, dieta em dia e nem meus dextros ele queria ver, disse que só me atenderia com um acompanhante, me senti muito humilhada e deprimida . Até que procurei o médico que fez o parto do Lucas, um anjo de medico , uma pessoa iluminada , que trouxe paz á minha vida. Embora tenha plano de saúde tenho passado pelo endocrinologista do SUS que tem me ajudado bastante com um perfeito atendimento .


A escolha do nome do Magno se deu da seguinte forma: Se fosse menina eu escolheria e se fosse menino ele escolheria , mas eu fiz uma listinha de nome de menino e menina um dia depois q descobri a gestação ,fiz ele escolher um deles e o nome que ele gostou foi o que eu mais queria Magno , rs que bom , rs , e de menina eu troquei um monte de vezes , ainda bem que é um garotão meu filho ,rs





Há alguns anos venho colecionando meus insumos de diabetica , meu marido já jogou vários fora , dizendo que eu era louca em juntar aquilo tudo ( vidros de insulina, tiras usadas, potes de tiras e canetas ) , Mas eu sempre disse a ele que um dia eu iria dar um fim justo neles , foi quando me veio a ideia de fazer as lembrancinhas do Chá de Fraldas do meu princípezinho com um desses insumos usados, assim todos saberiam o quanto meu filho é importante para mim e indiretamente participarão do meu cotidiano como diabética.





Resolvi fazer as lembracinhas com os vidrinhos dos refis de caneta da insulina que venho colecionando há anos (vidrinhos da humulin, novolin, lantus e humalog), dentro deles escrevi uma mensagens diferente da outra e dei aos meus convidados , cada vidrinho significa 1 semana a mais de vida , pois nele está a insulina o que me deixa de pé a cada amanhecer … 




Não tenho muitas palavras pra falar no momento , mas logo estarei contando pra vocês minhas experiencias , lutas , hipos, hiper desses 16 anos de DM... 

Deus me deu 2 oportunidades da maternidade, Lucas que é meu anjo que esta ao lado do PAI que me ensinou a ver a vida de outro modo me trazendo matutidade e olha por mim la do céu e Magno que é meu príncipe que estará comigo aqui na terra por muitos e muitos anos , lindo e com muita saude . 


Confesso que estou com muito medo pois minhas glicemias não andam bem la aquelas coisas , dias elas ficam perfeitas / dias hiper de 160/210 , dias de hipos 50/60 , mas tenho muita fé em Deus que vai dar tudo certo , alias já esta dando.


Pelo peso do Magno esta em 2,400kgs com 33 semanas (um pouco acima) meu GO quer fazer o parto com 36/37 semanas no mÁximo , portanto ele me passou 6 doses de CELESTONE , 3 doses única em um dia + 3 doses únicas após 24 horas. Esse remedio é para amadurecer o pulmãozinho dele para ele não ter problemas respiratorios quando nascer .


Data provavel do parto 04/11/2014 , porém na próxima consulta vou conversar com ele para que seja no dia 01/11/2014.


Falta pouco, começamos a contagem regressiva e assim que Magno nascer vou compartilhar com todas vocês como foi...


Beijos no coração de cada DM e olha meninas, eu como muitas DMs somos a prova viva de que além de ser doces podemos sim ser mães de filhos lindo e saudaveis.


Tenha fé em Deus e faça sua parte que tudo da certo.



Resolvi fazer as lembracinhas com os vidrinhos dos refis de caneta da insulina que venho colecionando há anos , dentro deles escrevi uma mensagens diferente da outrae dei aos meus convidados , cada vidrinho significa 1 semana a mais de vida , pois nele está a insulina o que me deixa de pé a cada amanhecer … 


Não tenho muitas palavras pra falar no momento , mas logo estarei contando pra vocês minhas experiencias , lutas , hipos, hiper desses 16 anos de dm... 

Deus me deu a oportunidade da maternidade, Lucas é meu anjo, me ensinou a ver a vida de outro modo me trazendo matutidade, Magno é meu príncipe que estará comigo aqui na terra por muitos e muitos anos , lindo e com muita saude . 

Confesso que estou com muito medo pois minhas glicemias não andam bem la aquelas coisas , dias elas ficam perfeitas / dias hiper de 160/210 , dias de hipos 50/60 , mas tenho muita fé em Deus que vai dar tudo certo , alias já esta dando , quando descobri a gestação minha glicada estava 7,8 mês passado esta em 6,0 , rs … Data provavel do parto 08/11/2014 , mas acho que ele vai chegar antes rs

Um forte abraço,
Marina, Magno e Dani



2 comentários:

  1. Linda história.
    Como conseguiu controlar a proteinuria??

    ResponderExcluir
  2. linda história estou torcendo por vcs espero receber noticias muita boas sobre vcs abraços deus abençoe

    ResponderExcluir