.

Mais sobre o cotidiano do ator José Loreto

|
Ontem postei uma entrevista com o ator José Loreto, hoje faço este post com mais duas entrevista que encontrei na net, ambas complementam aquela e nos mostra como driblar hipos e hipers sendo uma celebridade.


JOSÉ LORETO E SEU DIA A DIA
O sonho de adolescente do ator José Loreto, de 29 anos, era ser um atleta olímpico. No entanto, aos 14 anos de idade ele foi diagnosticado com diabetes tipo 1 e, sem conhecimento sobre a doença, achou que teria de abolir o esporte de sua vida.
Assim como Loreto, muito diabéticos creem que o exercício pode atrapalhar o tratamento, o que é um equívoco. O endocrinologista João Eduardo Salles, da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), explica que “tomar remédio não é suficiente para controlar a glicemia e prevenir as doenças associadas, como problemas cardiovasculares e lesões na retina”.
—Praticar exercício e manter alimentação saudável são atitudes fundamentais para manter o bom controle glicêmico.
Apesar de não ter se transformado em atleta olímpico, Loreto admite sua paixão pelo surfe, skate, corrida e judô. O ator conta que a doença não o impediu de nada, inclusive ele já participou de meia maratona.
— Minha qualidade de vida é melhor do que a da minha família que não tem diabetes. Quero viver até os 100 anos.
O susto do diagnóstico
Sede excessiva, urinar várias vezes ao dia e ver formigas em volta do vaso sanitário foram os sinais que levaram Loreto ao médico. Segundo o ator, a constatação do diabetes tipo 1 foi um susto que ele conseguiu superar.
— No começo senti um pouco de vergonha e fiquei com receio de não arrumar uma namorada por ter diabetes, mas hoje tenho a mulher mais linda do planeta.
A rotina de Loreto inclui aplicação diária de insulina, monitoramento da glicemia, alimentação saudável e prática regular de atividade física. Apesar de parecer um dia a dia extremamente regrado, o ator conta que leva uma vida normal.
— Acho muito bacana quando as pessoas na rua falam comigo sobre o diabetes. Acabei virando um exemplo de boa convivência com a doença.
Os doces
É comum as pessoas associarem o diabetes a uma vida cheia de privações, especialmente alimentares, mas Loreto mostra que isso é mito. Apesar de a doença exigir alguns cuidados com o cardápio, o ator garante que não eliminou o doce de sua vida.
— A jujuba é meu remédio quando tenho hipoglicemia [queda brusca de açúcar no sangue], por isso ando com as balas no bolso.
hipoglicemia é um dos principais medos de quem convive com o diabetes, já que se não tratada em tempo, pode desencadear desmaios e até convulsão. Como uma das causas é jejum prolongado, Loreto conta que também costuma medir a glicemia antes de dormir para evitar o quadro durante a noite.
— Desta forma, me sinto mais seguro. E, quando durmo na casa dos meus pais, ganho café da manhã na cama. Sou o mimado da família.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/diabetico-jose-loreto-dribla-doenca-e-busca-superacao-no-esporte-02082013

JOSÉ LORETO E O DIABETES



"Diabetes tem que ser divulgada, são milhares de dúvidas e ignorâncias sobre o tratamento para os milhares de diabéticos. Parabéns #ADJ e #BD pelo lindo trabalho de conscientização e de cuidado com os diabéticos. Estamos juntos abrindo a mente das pessoas e procurando sempre pelo melhor tratamento!", escreveu ele na legenda da foto.


Loreto, que chama atenção onde passa por conta de sua boa forma, descobriu que é diabético aos 15 anos e mantém uma dieta rígida por conta da doença, além de usar sua paixão pelos esportes como instrumento de ajuda para o controle da glicose.


O ator diz que, para não ter grandes problemas enquanto estiver fora de casa, carrega sempre em sua bolsa uma ampola de insulina de ação rápida. Na época das gravações da novela Avenida Brasil, José Loreto (que interpretava o jovem Darkson) teve um episódio de queda de glicose ao fazer uma cena de dança e foi salvo pelas “comidas cenográficas”.

http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/diabetico-jose-loreto-fala-da-importancia-do-tratamento-para-controlar-a-doenca/2014/11/28-222451.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário