.

Empoderamento é a palavra da vez

|
As Redes Sociais facilitaram e fomentaram  muito as informações acerca do Diabetes, grupos foram formados, fanpages e blogs feitos e assim pessoas de diferentes localidades dialogam, tornam-se amigas e passam a compartilharem  suas opiniões e vivências sobre o Diabetes.

Com isso, a gente “passa a ver uma luz no fim do túnel”, a ver que há “gente como a gente”, pessoas que compartilham da nossa opinião, ou não, mas esta interação nos propicia um enriquecimento quanto ao tema. Ok!

Mas certas coisas nos intrigam nas Redes Sociais, aliás, querendo ou não desperta-nos até uma certa ira, mesmo quando tentamos não senti-la...

A partir de algumas postagens, nós decidimos falar sobre os últimos movimentos que tem havido por aqui nas Redes Sociais, em especial o de REVOLTA com o DM, que é compreensível porém ás vezes acaba por ganhar uma proporção descabida.

Outro dia lemos um comentário de uma senhora em um grupo do Facebook, afirmando que diabéticos não podem ter filhos. Nos questionamos:

-Com base no que ela diz isso?

 Com certeza com base na frustração pessoal em não ter gestado por quaisquer motivos, só que  a frustração pessoal, ou decisão de cada pessoa não pode e não deve se tornar a verdade absoluta de uma causa, tão pouco ser afirmada.

Nos iramos com aquilo e até pensamos ironicamente:

-Por que o facebook não tem a opção dar um tapa na cara? rsrs

Nos sentimos ofendidas como que lemos, ainda mais quando estas frases são proferidas em Redes Sociais onde toda e qualquer pessoa tem acesso e nem todas elas são informadas o suficiente para discernir o que de fato condiz. 

De NÃOS nossa vida está cheia, merecemos SINS,merecemos ACOLHIMENTO, merecemos ENCORAJAMENTO e EMPODERAMENTO,merecemos ouvir sim, as verdades e riscos, contudo sermos EDUCADAS quando as INFORMAÇÕES do DM.

Não queremos maquiar uma verdade quanto a gestação da mulher diabética, há sim, medos, receios, mais dextros, idas a médicos, exames e afins...E daí?! O que na vida não nos exige cuidados? Pensemos nas praticidades mínimas da vida... Tudo exige cuidado.

Se é normal ou anormal, não entraremos no mérito pois nisso não há consenso, depende de valores, pontos de vista e etc e tal...Normalidade e anormalidade é pessoal.

Somos mães de meninos lindos, saudáveis e  inteligentes .

Portanto, seja realista sim, informe,eduque, encoraje, empodere, mas não use o poder que você tem nas mãos em ter um blog, uma página pessoal, uma fanpage ou sei lá mais o que, pra frustrar e matar o sonho de pessoas.
Sonho, é vida, sonhos nos guiam... Se não é capaz de sonhar, não acabe com quem ainda o faz.

Diabetes limita quem ?

Um texto feito em conjunto...

Por: Daniele Dias ( DM1 há mais de 20 anos- usuária de caneta, formada em Comércio Exterior e mãe do Miguel) & Kath Paloma (DM1 há quase 10 anos-usuária de bomba de insulina, pedagoga, arte-educadora, técnica em museologia, cursando educação em diabetes e mãe do Davi)

Diabetes limita quem mesmo?

Um comentário:

  1. Adorei!!!! Parabéns pessoal! Não é fácil ser diabético. Ver só o lado ruim não ajuda em nada. Pelo contrário!!!!

    ResponderExcluir