.

Me preparei assiduamente para esta gestação, tudo deu certo

|
Me chamo Letícia, sou fisioterapeuta, tenho 33 anos e tenho diabetes tipo 1 há 16 anos.

No início do diagnóstico tive muitas hipoglicemias assintomáticas e crises convulsivas. Foi uma época muito difícil!  

Usei todas as insulinas disponíveis e não conseguia um controle adequado. Até que em 2005 coloquei a bomba de insulina. Minha vida mudou drasticamente para melhor! Desde então mantenho minha glicada menor que sete e uma ótima qualidade de vida!

Meu sonho sempre foi ser mãe e muitos médicos me diziam que eu não iria conseguir, isso antes da bomba. Me casei em 2008 e em 2010 , depois de muito planejamento com 27 anos, engravidei. Ao contrário do que os médicos me diziam engravidei na primeira tentativa e foi uma gestação muito saudável! 


Continuei fazendo os testes 8 vezes por dia, Mas não senti muito essas picadas pois sempre fiz muitos testes. ..Tenho muitas hipoglicemias e no primeiro trimestre da gestação elas aumentaram muito, mas fui bem assistida pelo endocrinologista que ajustava as dosagens da bomba mensalmente. É claro que eu sempre ficava ansiosa para saber se estava tudo bem, e a cada ultra som era parabenizada pelos médicos que me diziam que a gestação de uma diabética controlada é exatamente igual a de outras que não são.




Quando a Isabela nasceu, novamente os médicos me disseram que foi uma gestação mais tranquila do que uma mãe que não era diabética!

Isabela nasceu com 37 semanas, parto cesárea , com 3.150 kgs e 45,5 cm e não teve nenhuma complicação! 

Foi de alta comigo...Muito saudável! Mamou na primeira hora de vida até um ano, quando ela mesma não quis mais. ...


Eu sempre quis ter dois filhos mas ano passado, um endocrinologista diabético, usuário de bomba de insulina, pai de um filho e grande pesquisador da área, me confirmou uma coisa a qual sempre ouvi o contrário... Filhos de diabéticas, podem se tornar diabéticos, independente di tipo de DM da mãe. É uma chance pequena, 4 em cada 100 , mas quantos mais filhos eu tiver, maior a chance de algum ter diabetes tb. Fiquei muito triste com essa notícia, pois sempre ouvi o contrário, mas fui atrás e descobri que realmente é verdade. Além do mais, pq um médico DM pai iria mentir sobre isso?




Hoje estou mais conformada por não ter outros filhos, eu só quero que a minha Isabela tenha muita saúde!



Sou muito feliz!!!!



Hoje ela está com cinco anos e é a razão da minha vida!!! Um amor que até dói!!! 



Aos que duvidam da maternidade diabética sou mais uma prova que diabetes bem cuidado não nos limita em nada!  



Tenho uma vida normal, com cuidados diários, é claro!!!!


Espero que esse meu depoimento ajude as mães que possuem medo pois se conseguirmos controlar nosso diabetes, mantendo a glicada menor que 7% teremos gestações muito saudáveis ! Somos mães como todas as outras, com cuidados e preocupações que todas tem!!!! E hoje tenho vontade de voltar naqueles médicos do início do meu diagnóstico que disseram que eu nunca seria mãe e mostrar minha Isabela, linda e saudável!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário