.

Luiza: Foi na minha gestação que o diabetes mais se "comportou"

|
Olá!
Meu nome é Luiza Ornellas,  tenho DM1 desde os 4 anos de idade e meu sonho sempre foi ser mãe. 
Admito, que não sou muito certinha com o cotidiano diabético,mas uma coisa que não deixo de fazer é tomar minha insulina! Isso não! Sei que sou displicente na parte de medição da glicemia, mas minha insulina sempre tomo.
Em 2013, com 21 anos, engravidei. Descobri a gestação com 3 meses, e levei um baita susto!
A preocupacao da minha familia era o DM1, e a minha  era da minha filha desenvolver o diabetes. Eu, por azar da vida assim dizendo, sou a única da família que tem DM1.
Enfim, a preocupação de todos na minha gestação era a minha DM1 mal controlada. E para surpresa de todos foi nessa fase que ela ficou mais controlada! Era raro minha glicemia ficar acima dos 200 mg/DL - Até por que o "meu normal" é acima de 200 mg/Dl...rs
Minha gestação parecia de uma pessoa diabética, tirando as cólicas que senti, foi ótima.
Engordei uma média de 1 kg por mês, no final de semana em que minha filha nasceu,foram 4 kg de uma vez só! 
Minha filha nasceu com 35 semanas de gestação . Meu líquido amniótico ficou normal, apesar da barriga enorme e da preocupação da obstetra neste sentido pois mulheres DMs tendem a ter o liquido aumentado.
Foram 13 kgs em 35 semanas de gestação...Recebi diversos parabéns da endocrinologista e da obstetra.
Minha filha nasceu com 46 cm e 3,270 kg! Linda! Veio exatamente como ela apareceu em sonho para mim!
Infelizmente ela ficou os primeiros 23 dias na UTI porque o pulmãozinho ainda estava fechadinho, mas graças a Deus enfrentou tudo fortemente e hoje é uma menina forte já com 2 anos e 1 mês!
Logo após o seu nascimento, outra surpresa deixou minha endócrino perplexa: não precisei de insulina por 3 dias. 
Não tive a experiencia de amamentar,mas durante alguns meses pós parto o diabetes ficou muito bom.
Esta é a minha experiência, espero poder encorajar e mostrar que é possível uma diabética gestar e tornar-se mãe.



Um comentário:

  1. Puxa parabens que bom que foi tudo bem. Tenho essa prwocupaçao tambem. Sou DM1 desde os 7 anos uso a bomba de insulina hoje estou com 29 anos. Minha pergunta para vc é, voce descobriu com 3 meses o que voce sentia, pois a diabete por causa de hipo e hiper vire e mexe temos mal estar né. E vc chegou ate os 3 meses sem saber.

    ResponderExcluir